Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4104
Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS:
Outros títulos: UM ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA MICRO EMPRESA VAREJISTA DE PRESENTES LOCALIZADA NA CIDADE DE TEÓFILO OTONI-MG, DENOMINADA MIMU’S PRESENTES
Autores: ESTEVES, DANIELA SILVA LUIZ
LIMA, LAÍS DE OLIVEIRA
SANTOS, SUELI FERNANDES DOS
Rodrigues., Prof. Marília
Palavras-chave: custos; preço de venda; gestão de custos.
Data: 26-Jun-2017
Citação: Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Área de concentração: Gestão de Custos.
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estudo a gestão de custos na formação do preço de venda na empresa Mimu’s Presentes, tendo como abordagem o tema: A importância da gestão de custos para micro e pequenas empresas: um estudo de caso aplicado em uma micro empresa varejista de presentes localizada na cidade de Teófilo Otoni- MG, denominada Mimu’s presentes, o qual está concentrado na área da Gestão de Custos. Trata-se de um estudo de caso em que foram realizadas pesquisas bibliográficas, explicativa, qualiquantitativa, exploratória e documental. Ainda assim, como método de abordagem utilizou o hipotético dedutivo. Tem-se como objetivo geral, verificar como a gestão de custos auxiliaria a empresa Mimu’s Presentes na formação de preços dos seus produtos, facilitando na tomada de decisões. A monografia evidencia os resultados obtidos, observando quais hipóteses foram confirmadas, o alcance do objetivo e as vantagens agregadas à empresa Mimu’s Presentes utilizando a gestão de custos na precificação dos preços de vendas. Para obter melhores resultados foram aplicados o método Mark-up, margem de contribuição e o ponto de equilíbrio, os quais proporcionaram a visualização da representatividade dos custos fixos e variáveis em seus produtos. Diante do estudo realizado conclui-se que, a utilização do método Mark-up trouxe grandes vantagens à administração da empresa. Pois, através desta ferramenta pode-se ter uma real visão do que a empresa está deixando de faturar por não está alocando todos os seus custos no seu produto, mostrando que a empresa pode obter um lucro maior se adaptar a esse método para calcular seu preço de venda.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4104
Aparece nas colecções:GERENCIAIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL.pdf1.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.