Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4141
Título: A RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRABALHO OU DOENÇA OCUPACIONAL
Autores: CARVALHO, THAÍS PINTO
Santos, Orientadora: Prof. Hazel Ena do Socorro
Palavras-chave: Acidente de Trabalho. Responsabilidade Civil. Responsabilidade Objetiva do Empregador. Interpretação do artigo 7, inciso XXVIII da Constituição Federal.
Data: 11-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito. Área de Concentração: Direito do Trabalho e Direito Civil.
Resumo: Tendo em vista o grande número de acidentes de trabalho que acometem milhares de trabalhadores no nosso país e a importância de se dar efetividade ao direito a saúde e a vida digna do cidadão trabalhador e de um meio ambiente de trabalho seguro, como princípios fundamentais de proteção do trabalhador, o presente trabalho que tem como tema central a responsabilidade civil do empregador decorrente de acidente de trabalho ou doença ocupacional, tema este ainda muito discutido pela doutrina e jurisprudência que cercam o Direito do Trabalho na busca de uma solução mais justa sobre qual das espécies de responsabilidade civil recairá sobre o empregador, tendo em vista a sua não observância com os deveres de segurança e medicina do trabalho, terá como fundamento expor a responsabilidade civil objetiva tratada no artigo 927, parágrafo único do código civil e a responsabilidade civil subjetiva do empregador prevista expressamente no artigo 7, inciso XXVIII da Constituição da República Federativa do Brasil, ambas passível de aplicação a depender do caso concreto e conforme o entendimento do magistrado. Essa discussão tornou-se mais intensa com o advento do Código Civil de 2002 que incluiu a responsabilidade objetiva como meio de se preservar o direito a indenização pela vitima nos casos em que a mesma possuía grande dificuldade de estar provando a culpa do agente que causou-lhe o dano.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4141
Aparece nas colecções:DIREITOTO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA THAIS PDF.pdf715.57 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.