Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4308
Título: | O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DENTRO DE UM CONCEITO DA TEORIA COGNITIVA: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS |
Autores: | FERREIRA, KLARICE RANGEL NEVES, PROF:Wallasce Almeida |
Palavras-chave: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Processo de ensino aprendizagem . Criança . Escola. |
Data: | 14-Dez-2017 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Cognitiva |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do desenvolvimento do autocontrole. Compromete a atenção, causa déficit, dificulta o manejo dos impulsos e, ao nível de atividade, pode levar a dificuldades emocionais, de relacionamento, bem como baixo desempenho escolar; características de comportamento letárgico, menor autoconfiança, baixo desempenho em leitura e compreensão, e dificuldade na aprendizagem. O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção é clínico, e deve ser feito por médicos especialistas que entende do assunto, com ou sem auxilio de uma equipe interdisciplinar que pode ser composta por: neurologista, neuropsicólogo, psicólogo, psicopedagogo e /ou fonoaudiólogo. Nos Estados Unidos, os psicoestimulantes aprovados pela FDA são: o Metilfenidato e a Pemoline e no Brasil, os psicoestimulantes disponíveis são: o Metilfenidato, com duas formas de ação, curta e longa e o Venvanse que é apresentado em forma de cápsulas com 30 mg, 50 mg e ou 70 mg. O presente trabalho teve como objetivo descrever as dificuldades encontradas por crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no processo de ensino aprendizagem, foi uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo a partir da análise de periódicos escritos e eletrônicos, tais como: SCIELO ( Scientific Eletronic Library Online) Google Acadêmico, livros, artigos científicos, sites especializados, e trabalho de conclusão de curso. Através do estudo realizado foi possível perceber que o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade atinge uma quantidade de crianças, e geralmente essas crianças diagnosticadas com TDAH tendem a ter comportamentos violentos muito em razão dos altos níveis de ansiedade apresentados, com uma incapacidade de completar tarefas, também distúrbios de sono e um tipo de agitação noturna. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4308 |
Aparece nas colecções: | PSICOLOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC KLARICE RANGEL.pdf | 445.16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.