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Título: BULLYNG VIRTUAL ENVOLVENDO ADOLESCENTES DE 14 A 17 ANOS NO MUNICÍPIO DE NOVO CRUZEIRO- MINAS GERAIS
Autores: ANJOS, ANA LUIZA ALVES DOS
Barbosa., Orientador: Prof°. Wilbert Viana
Palavras-chave: Virtual. Ciberespaço. Bullyng Virtual. Adolescentes de 14 a 17 anos. Assistente Social.
Data: 5-Jul-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social das faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social. Área de Concentração: Bullyng virtual, Serviço Social.
Resumo: Este estudo tem como intuito investigar a percepção dos adolescentes de 14 a 17 anos frente ao bullyng virtual, apresentando essa nova demanda decorrente do bullyng tradicional ao Serviço Social. Pretende-se ainda descortinar malefícios decorrentes ao uso do espaço virtual por adolescentes e as formas de enfrentamento, em face do bullyng virtual; bem como identificar ocorrências de bullyng virtual praticados contra adolescentes, de modo a contribuir para as práticas de intervenção do Assistente Social, tanto nas formas de prevenção, quanto junto às vítimas. A discussão parte do pressuposto da disseminação da virtualização em meio à popularização do ciberespaço, que ocasionou acessibilidade à rede para todas as pessoas, inclusive adolescentes, que dispõem de mais tempo para desfrutar do que ela oferece, estando assim, propensos à riscos como bullyng virtual, mesmo sem se dar conta disso. Para tal, foi realizada, além da pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de campo utilizando uma amostra de 117 adolescentes no município de Novo Cruzeiro-Minas Gerais, com idades compreendidas entre 14 e 17 anos, dos quais 52% pertenciam ao gênero feminino e 48% ao gênero masculino, que responderam ao único instrumento de avaliação: Questionário estruturado sobre Bullyng Virtual. Os resultados apontam que a maioria dos entrevistados sabe do que se trata o bullyng virtual, e mesmo os que não o sabem conseguem identificar ocorrências na rede quando se leva em conta o fato do bullyng virtual ser uma forma de violência. O estudo veio a identificar ainda a necessidade de trabalhar socialmente o tema bullyng virtual com os adolescentes, visto que grande parte dos entrevistados conhecem vítimas adolescentes de bullyng virtual, onde a minoria dos agredidos comunicou o ocorrido aos pais, professores, amigos, polícia, e recebeu algum tipo de apoio.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4316
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