Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4387
Título: AUTOMAÇÃO EM MALHA ABERTA E AUTOMAÇÃO EM MALHA FECHADA DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Autores: OLIVEIRA, EDUARDO GONÇALVES DE
FERNANDES, RAMON GONÇALVES
LAGOAS, PROF:Felipe
Palavras-chave: Água, Automação, Captação de água.
Data: 11-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para, obtenção do título de bacharel em engenharia elétrica.
Resumo: Tendo em vista que a água é um recurso natural limitado e imprescindível à vida, questões sobre a conservação e o planejamento na implantação e expansão dos sistemas de controle do abastecimento de água vêm sendo cada vez mais destacadas na atualidade. As técnicas de aproveitamento de água se configuram como soluções sustentáveis que contribuem para o uso racional e eficiente, proporcionando a conservação dos recursos hídricos para as futuras gerações. Este trabalho de conclusão de curso teve por finalidade demonstrar os benefícios da automação, realizando um estudo sobre a implementação da automação na captação de água que abastece a cidade de Novo Oriente de Minas. Através da implantação desse método a distribuição ocorrerá de forma mais eficiente, proporcionando um fornecimento de água com qualidade. Para tanto, foram levados em consideração os meios de aplicação, os gastos e os benefícios deste processo, em que obteve resultados satisfatórios.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4387
Aparece nas colecções:ENGENHARIAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC DE Eduardo Ramon RETIFICADOco-1-1 (1).pdf497.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
TCC DE Eduardo Ramon RETIFICADOco-1-1 (1).docx942.64 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.