Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4761
Título: | ALUNOS COM TEA NA ESCOLA: O DESAFIO DE TRANSFORMAR A INSERÇÃO EM INCLUSÃO |
Autores: | Assis, Carmem Araújo Crepalde de Silva, Wanessa Ferreira Lopes da |
Palavras-chave: | TEA Diagnóstico Autismo Intervenção |
Data: | 10-Dez-2022 |
Citação: | Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
Descrição: | O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de linguagem, comportamento, interações sociais e a aprendizagem da criança. O diagnóstico tardio e a falta de informação são os principais fatores nocivos a criança/adolescente com TEA, que passa a ser desconsiderada pela família, escola e sociedade. Pesquisas e trabalhos concisos mostram o quadro de evolução e os resultados esperados no tratamento dessas crianças/adolescentes. O Atendimento Individualizado (PAI) caracteriza um desses projetos bem como, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Nunes; Azevedo; Schmidt (2013) afirma que a escola oportuniza a interação entre pares e contribui para o desenvolvimento de novas aprendizagens e comportamentos, dessa maneira se constitui como um recurso fundamental para enriquecer as experiências sociais das crianças com TEA. Enfim, a escola e a sociedade bem como a família devem estar preparados para lidar com a criança/adolescente com qualquer deficiência e se tratando de TEA em específico, o preparo parte do diagnóstico precoce até a fase adulta do ser como um todo, uma vez que há intervenções que buscam a reabilitação intelectual dessa pessoa que refletirá em toda sua vida. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4761 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA EAD |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALUNOS COM TEA NA ESCOLA O DESAFIO DE TRANSFORMAR A INSERÇÃO EM INCLUSÃO.pdf | 706.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.