Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4761
Título: ALUNOS COM TEA NA ESCOLA: O DESAFIO DE TRANSFORMAR A INSERÇÃO EM INCLUSÃO
Autores: Assis, Carmem Araújo Crepalde de
Silva, Wanessa Ferreira Lopes da
Palavras-chave: TEA
Diagnóstico
Autismo
Intervenção
Data: 10-Dez-2022
Citação: Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão
Descrição: O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta as habilidades de linguagem, comportamento, interações sociais e a aprendizagem da criança. O diagnóstico tardio e a falta de informação são os principais fatores nocivos a criança/adolescente com TEA, que passa a ser desconsiderada pela família, escola e sociedade. Pesquisas e trabalhos concisos mostram o quadro de evolução e os resultados esperados no tratamento dessas crianças/adolescentes. O Atendimento Individualizado (PAI) caracteriza um desses projetos bem como, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Nunes; Azevedo; Schmidt (2013) afirma que a escola oportuniza a interação entre pares e contribui para o desenvolvimento de novas aprendizagens e comportamentos, dessa maneira se constitui como um recurso fundamental para enriquecer as experiências sociais das crianças com TEA. Enfim, a escola e a sociedade bem como a família devem estar preparados para lidar com a criança/adolescente com qualquer deficiência e se tratando de TEA em específico, o preparo parte do diagnóstico precoce até a fase adulta do ser como um todo, uma vez que há intervenções que buscam a reabilitação intelectual dessa pessoa que refletirá em toda sua vida.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4761
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA EAD

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ALUNOS COM TEA NA ESCOLA O DESAFIO DE TRANSFORMAR A INSERÇÃO EM INCLUSÃO.pdf706.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.