Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/4789
Título: | O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Autores: | Luciana Maria de Jesus Chaves Veloso, Luciana Maria de Jesus Chaves Veloso |
Palavras-chave: | Brincar Educação Socialização Aprendizagem |
Data: | 15-Dez-2023 |
Citação: | Professora orientadora: Iêda Barra de Moura Galvão |
Descrição: | O presente artigo objetiva analisar o uso da ludicidade no ensino e na aprendizagem. Ao brincar, a criança adquire hábitos e atitudes relevantes ao convívio social e crescimento intelectual. O lúdico refere-se aos jogos, brincadeiras e à simbologia envolvida neste processo, fazendo parte das atividades essenciais no desenvolvimento humano. Significa compreender que através dele a criança estabelece vínculos entre o imaginário e o real. É através do brincar que ela reconstrói o mundo de maneira que seja capaz de ressignificá-lo. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas são relevantes para o desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança. Também apontou que a brincadeira possibilita a socialização das crianças, pois é passando pelo processo de socialização que ela, no decorrer de seu desenvolvimento, assimila os comportamentos, valores, normas, códigos, papéis, ritos, costumes, convenções e modos de pensamento próprio do ambiente sociocultural. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/4789 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf | 290.35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.