Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4952
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Autores: COSTA, CAROLINA WITTIG
Palavras-chave: Educação
Conhecimento
Autonomia
Qualidade
Data: 11-Dez-2018
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito final à Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Orientado pelo Prof. MSc Philippe Drumond Vilas Boas Tavares
Resumo: This research presents reflections of a bibliographical and documentary study about the continuing formation of teachers and their relevance in the educational scope, having as object of study the program of the federal government "National Pact for Literacy in the Right Age" (PNAIC), which aims to children up to the age of eight, until the end of the 3rd year of primary education as a proposal to improve Brazil's educational indices. Were analyzed formation notes from program in the documental section. The need for continuing education is due to the transformations and challenges that emerge from society, requiring an improved teaching practice as an essential prerequisite to provide a quality education that helps this process with new pedagogical methods, re-meaning the practice and contributing to the meaningful understanding of the knowledge.
Descrição: Esta pesquisa apresenta reflexões de um estudo bibliográfico e documental acerca da formação continuada de professores e sua relevância no âmbito educacional tendo como objeto de estudo o programa do governo federal “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC), que visa alfabetizar todas as crianças de até os oito anos de idade, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental como proposta de melhorar os índices educacionais do Brasil. Foram analisados na parte documental os cadernos de formação, material de apoio do PNAIC. A necessidade da formação continuada se faz em decorrência das transformações e dos desafios que emergem da sociedade, exigindo uma prática docente aprimorada como pressuposto essencial para propiciar uma educação de qualidade que auxilie este processo com novos métodos pedagógicos ressignificando a prática e contribuindo na compreensão significativa do conhecimento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4952
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA PNAIC-converted.pdf657.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.