Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/68
Título: PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PESQUISAS
Autores: PEREIRA, LEIDIJANE APARECIDA ALMEIDA
ROCHA, ROBERTA MENDES DA
Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação. Desenvolvimento Cognitivo.
Data: 10-Dez-2018
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia Área de concentração; Educação Orientador: Prof. MSc. Philippe Drumond Vilas Boas Tavares.
Resumo: A temática da psicomotricidade na educação infantil se define como ciência que analisa o ser humano através dos movimentos do corpo, sobretudo, infantil, no ramo da Psicologia, que, por vez, se encarrega em explicar as funções motoras e psíquicas do sistema nervoso da criança em desenvolvimento. Para a formação do corpus deste trabalho, foram pesquisados os descritores “psicomotricidade”, “educação” e “desenvolvimento cognitivo” no banco de dissertações e teses da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram encontrados ao todo 121 (cento e vinte um) trabalhos, importa esclarecer que essa obra tem como pilar a análise da metodologia, objetivos e conclusão de 06 (seis) destes trabalhos acerca do tema proposto. Nesse sentido, essa obra apresenta como objetivo precípuo compreender a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Logo, pode-se deduzir nas metodologias analisadas que a psicomotricidade infantil está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento corporal da criança, especificamente nos mais vários tipos de movimentos realizados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/68
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LEIDIJANEEROBERTA.pdf961.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.