Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/123456789/1452
Título: | DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOCIOLÓGICO |
Autores: | SILVA, CARLA FABIANA SANTIAGO INACIO, EDINEA MOREIRA |
Palavras-chave: | dificuldades aprendizagem e professor |
Data: | 10-Dez-2013 |
Citação: | Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra – Rede de Ensino Doctum – como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci |
Descrição: | Esta pesquisa de natureza qualitativa e de caráter sociológico objetivou investigar a percepção de professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos que vivenciam tal realidade, e indagar aos professores quanto às suas posturas diante dessa problemática. Este trabalho teve como aporte para a fundamentação teórica os autores PATTO (2002) e MORIN (2001). A investigação foi realizada em duas escolas, tendo como sujeitos, cinco professoras. Os recursos utilizados na coleta de dados foram a aplicação de questionário aberto e a observação em sala de aula. A análise dos dados expressos formal e informalmente mostrou que a concepção dos professores sobre as dificuldades de aprendizagem não é constituída de conhecimento plausível sobre o assunto. Concluiu-se que a falta de conhecimentos básicos dos profissionais da área tem contribuído para a segregação dos alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1452 |
Aparece nas colecções: | PEDAGOGIA |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO.pdf | 304.62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.