Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/4039
Título: O FENÔMENO DA PEJOTIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS NO CONTEXTO DO ORDENAMENTO TRABALHISTA PÁTRIO
Autores: CARVALHO, MAIARA RAIANNY SOARES
Souza., Prof. Alan Kardec Francisco
Palavras-chave: Pessoa Jurídica; Prestação de Serviço; Fraude à Relação de Emprego; Princípios do Direito do Trabalho; Pejotização.
Data: 26-Nov-2015
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Direito das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharel em Direito. Área de Concentração: Direito do Trabalho.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por intento analisar, mediante revisão doutrinária e apreciação principiológica, o fenômeno da Pejotização no âmbito das relações de trabalho e os reflexos destas novas formas de contratação no Direito do Trabalho. A priori é apresentada a evolução histórica do Direito do Trabalho, com as primeiras acepções quanto à origem etimológica da palavra trabalho, perfazendo desde a utilização do trabalho escravo até o empreendimento da mão de obra assalariada. Posteriormente, buscou-se diferenciar as relações de emprego das ditas relações de trabalho, com enumeração dos elementos fáticos jurídicos do vínculo empregatício. Seguiu-se ao estudo pormenorizado da Pejotização, demonstrando como esta prática vem sendo utilizado para disfarçar a existência de nítida relação de emprego, a fraudar a legislação trabalhista. Finalmente, foram destacados os reflexos trabalhistas, previdenciários e tributários do emprego de pessoa jurídica prestadora de serviço, relacionando a Pejotização à Terceirização, instituto atualmente muito debatido.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/4039
Aparece nas colecções:DIREITO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O FENÔMENO DA PEJOTIZAÇÃO - MAIARA CARVALHO - VERSÃO FINAL CD.pdf862.3 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.